Pensamento Patológico

¨A objeção, o desvio, a desconfiança alegre, a vontade de troçar são sinais de saúde: tudo o que é absoluto pertence à patologia¨.

Postado por: Stphane Monnisy S. S.

Friedrich Nietzsche



Morte celular

Morte celular
É difícil de acreditar, mas os organismos vivos não estão em equilíbrio com o meio. Somente a morte e a decomposição restabelecem o equilíbrio.Durante o nosso crescimento e desenvolvimento a energia dos alimentos é empregada na construção de moléculas complexas e na concentração de íons e substâncias no interior de nossas células. Essas substâncias complexas não estão disponibilizadas em abundância na natureza. Obte-las e armazena-las é tarefa difícil e dispendiosa. E além disso, é necessário que nós matemos alguma forma viva. Não fazemos fotossíntese!Quando o organismo morre, ele perde a capacidade de obter energia a partir dos alimentos. Sem energia no interior das células, elas não podem mais manter gradientes de concentração e, assim, os íons e substâncias retornam ao ambiente.Viver é lutar contra o retorno, tentamos com todas as forças reter em nós algo que não nos pertence. Tomar emprestado foi concedido pela natureza e, mais cedo ou mais tarde, teremos que devolver.Morrer é então restabeler o equilíbrio. É devolver uma concessão temporária. Permitindo que outro organismo nasça e desequilibre, e morra mais uma vez para voltar a equilibrar.Logo, é fácil entender porque morremos.Morremos para outro poder viver!Não somos fim, somos apenas meio!

segunda-feira, 3 de maio de 2010

LESÕES POR QUEIMADURAS

A consideração fisiopatológica básica na lesão por queimadura é a destruição da integridade capilar e vascular, o que resulta na formação de edema, com a concomitante perda do fluido intravascular, rico em proteína, para espaços intracelulares. Uma das maiores preocupações do fisioterapeuta é a imobilização ocorrente da parte lecionada (por parte do paciente) para impedir o movimento por causa da dor. Isto resulta numa acumulação ainda maior do edema na região, bem como na rigidez da articulação e na imobilidade dos tendões e músculos existentes na região queimada.
A partir do exsudato rico em proteínas, haverá a tentativa de formação de fibras colágenos, e de sua organização em aderência que irão limitar ainda mais a amplitude de movimento e a mobilização dos tecidos envolvidos, caso não seja implementada uma intervenção fisioterápica. (www.wgate.com.br/fisioweb).
As lesões por queimaduras são classificadas tanto pela profundidade quanto pelo grau de espessura do tecido destruído. (BORGES, 2006; MILANI et al, 2005).
Na queimadura de primeiro grau, o traumatismo e a lesão celulares ocorre apenas na parte externa da epiderme. Devido à natureza avascular da epiderme externa, não ocorrerá sangramento. Haverá uma reação eritematosa devido à irritação da derme subjacente, mas não há lesão ao tecido dérmico.
As queimaduras de segundo grau superficial, a lesão ocorre através da epiderme e até camadas superiores da derme. A camada epidérmica é completamente destruída, mas a camada dérmica sofre apenas lesão leve a moderada. Na queimadura de segundo grau profunda envolve a destruição da epiderme e uma grave lesão também da camada dérmica, com a destruição da maioria da derme.
No caso da queimadura de terceiro grau, todas as camadas epidérmicas e dérmicas estão completamente destruídas. Ademais, a camada adiposa subcutânea alguma lesão. Todo o epitélio de revestimento no local será destruído e descartado. Devido à profundidade da queimadura, não haverá região para a regeneração de tecido dérmico e epidérmico na área da queimadura de espessura integral. (www.wgate.com.br/fisioweb).
Uma queimadura elétrica (quarto grau) envolve a completa destruição de todos os tecidos, desde a epiderme até o osso subjacente. . (BORGES, 2006; MILANI et al, 2005).
As complicações pulmonares são numerosas, podendo exercer importante impacto quanto ao sucesso ou fracasso na reabilitação. Há três complicações primárias de origem pulmonar: doença restritiva, lesão por inalação, e complicações posteriores. Ao longo da hospitalização, serão necessários procedimentos de fisioterapia do tórax. (www.wgate.com.br/fisioweb).


Pablo Pinheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário