Segundo as diretrizes da sociedade brasileira de medicina o que é hipertensao :
O conceito mais recente de hipertensão arterial baseia-se na idéia proposta por Weber, que a hipertensão não pode ser entendida somente como uma condição clínica de cifras tensionais elevadas, mas como um quadro sindrômico incluindo alterações hemodinâmicas, tróficas e metabólicas. Muitos dos elementos da chamada síndrome hipertensiva são fatores de risco cardiovascular isolados independente da elevação da pressão arterial. Acredita-se que a associação dessas alterações em um indivíduo tenha base genética, podendo também haver influência do meio ou estilo de vida.
Como a fisioterapia pode interferir em pacientes com HAS ( Hipertensão arterial sistemica)
No tratamento não medicamentoso controlar e monitorar esse paciente e iniciar com ele um programa de atividade fisica, melhorando assim a capacidade cardiopulmonar e vascular.
Quais os fatores de risco
• Tabagismo
• Sedentarismo
• Etnia e sexo
• Fatores sócios econômicos
• Álcool
• Obesidade
Fontes:
Artigos
Diretrizes da hipertensão 2006
Treinamento para hipertensos (Aline Silva de Mello
Hércules Passos Ximenes)
Livros
Fundamentos do treinamento de força muscular (Fleck e Kraemer)
Patologia( King)
sábado, 27 de março de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Olá blogueiro!
ResponderExcluirO número de pessoas com hipertensão no Brasil aumentou de 21,5%, em 2006, para 24,4%, em 2009. A hipertensão é uma doença silenciosa e ataca todas as faixas etárias. Por isso, junte-se à campanha de combate e controle da hipertensão do Ministério da Saúde. Você pode ajudar na conscientização da população por meio do material de campanha que disponibilizamos para download.
Caso se interesse, entre em contato com comunicacao@saude.gov.br
Obrigado!
Ministério da Saúde