Pensamento Patológico

¨A objeção, o desvio, a desconfiança alegre, a vontade de troçar são sinais de saúde: tudo o que é absoluto pertence à patologia¨.

Postado por: Stphane Monnisy S. S.

Friedrich Nietzsche



Morte celular

Morte celular
É difícil de acreditar, mas os organismos vivos não estão em equilíbrio com o meio. Somente a morte e a decomposição restabelecem o equilíbrio.Durante o nosso crescimento e desenvolvimento a energia dos alimentos é empregada na construção de moléculas complexas e na concentração de íons e substâncias no interior de nossas células. Essas substâncias complexas não estão disponibilizadas em abundância na natureza. Obte-las e armazena-las é tarefa difícil e dispendiosa. E além disso, é necessário que nós matemos alguma forma viva. Não fazemos fotossíntese!Quando o organismo morre, ele perde a capacidade de obter energia a partir dos alimentos. Sem energia no interior das células, elas não podem mais manter gradientes de concentração e, assim, os íons e substâncias retornam ao ambiente.Viver é lutar contra o retorno, tentamos com todas as forças reter em nós algo que não nos pertence. Tomar emprestado foi concedido pela natureza e, mais cedo ou mais tarde, teremos que devolver.Morrer é então restabeler o equilíbrio. É devolver uma concessão temporária. Permitindo que outro organismo nasça e desequilibre, e morra mais uma vez para voltar a equilibrar.Logo, é fácil entender porque morremos.Morremos para outro poder viver!Não somos fim, somos apenas meio!

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Cicatrização

O processo de cicatrização ocorre em quatro fases importante :

1. Limpeza : É a fase onde os neutrofilos agem neutrazilando bacterias e organismos invasores do local afetado , logo em seguida os macrofágos com sua ação fagocitaria acaba por aniquilar ameaçãs bacterianas, os próprios macrofagos ativam citocininas e mediadores quimicos da inflamação onde forma-se uma fina pelicula de fibras para impedir a hemoragia.

2. Retração – Reduz de 50% a 70% o tamanho do ferimento. Tem início dois a três dias após a indução do ferimento. Este fenômeno é resultado da ação dos miofibroblastos.

3. Tecido de Granulação – É a parte mais característica do processo de cicatrização. Representa o novo tecido que cresce para preencher o defeito

4. Reepitelização – O crescimento do epitélio nas bordas da ferida se faz precocemente, sendo que as células epiteliais apresentam mitoses e começam a se intrometer por debaixo da crosta. A reepitelização é o acontecimento terminal no processo de reparo. Quando o tecido conjuntivo acaba de preencher o defeito, resta apenas pequena porção da superfície do ferimento ainda descoberta.

Apos esse processo dependendo do tamanho da lesao pode ser que a cicratiz torne-se tao pequena que possa passar imperceptivel a olho nú.

Fontes

Sites : http://pt.wikipedia.org/wiki/Cicatriz


Livro : Fundamentos de Rubin - Patologia / Editora: Guanabara Koogan / Autor: DONNA E. HANSEL & RENEE Z. DINTZIS /Edição: 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário