O processo de cicatrização ocorre em quatro fases importante :
1. Limpeza : É a fase onde os neutrofilos agem neutrazilando bacterias e organismos invasores do local afetado , logo em seguida os macrofágos com sua ação fagocitaria acaba por aniquilar ameaçãs bacterianas, os próprios macrofagos ativam citocininas e mediadores quimicos da inflamação onde forma-se uma fina pelicula de fibras para impedir a hemoragia.
2. Retração – Reduz de 50% a 70% o tamanho do ferimento. Tem início dois a três dias após a indução do ferimento. Este fenômeno é resultado da ação dos miofibroblastos.
3. Tecido de Granulação – É a parte mais característica do processo de cicatrização. Representa o novo tecido que cresce para preencher o defeito
4. Reepitelização – O crescimento do epitélio nas bordas da ferida se faz precocemente, sendo que as células epiteliais apresentam mitoses e começam a se intrometer por debaixo da crosta. A reepitelização é o acontecimento terminal no processo de reparo. Quando o tecido conjuntivo acaba de preencher o defeito, resta apenas pequena porção da superfície do ferimento ainda descoberta.
Apos esse processo dependendo do tamanho da lesao pode ser que a cicratiz torne-se tao pequena que possa passar imperceptivel a olho nú.
Fontes
Sites : http://pt.wikipedia.org/wiki/Cicatriz
Livro : Fundamentos de Rubin - Patologia / Editora: Guanabara Koogan / Autor: DONNA E. HANSEL & RENEE Z. DINTZIS /Edição: 1
domingo, 21 de fevereiro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário